Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 21 de junho de 2011

As funções da Bexiga, vesícula biliar, triplo-aquecedor e órgãos especiais segundo a Medicina Tradicional Chinesa

A bexiga (pang guang), vesícula biliar (dan), triplo-aquecedor (san jiao) e os órgãos especiais são o segundo grupo dos órgãos yang na Medicina Tradicional Chinesa. Como o primeiro grupo, esses órgãos contribuem no processo digestivo. Considera-se que alguns desses órgãos, como a vesícula biliar, também influem nas emoções e na personalidade.

Bexiga (Pang Guang)


O papel da bexiga é o de armazenar e eliminar a urina periodicamente. Ela está ligada aos rins. Os sintomas de disfunção da bexiga incluem dificuldades ao urinar como sensação de ardência, dor, presença de sangue na urina e incontinência.
A bexiga recebe e excreta a urina.
Depois de receber os dejetos dos pulmões, intestino delgado e intestino grosso, os rins absorvem os últimos nutrientes. Os dejetos são enviados à bexiga, onde são armazenados até serem excretados pelo sistema urinário.


Vesícula biliar (Dan)


A vesícula biliar está ligada ao fígado; uma disfunção no fígado afeta a vesícula biliar e vice-versa. Disfunções na vesícula biliar podem produzir sintomas como dor intercostal (dor entre as costelas), fúria, decisões apressadas, timidez, problemas digestivos e perturbações emocionais.

A vesícula biliar armazena e libera bílis. O fígado produz a bílis e a vesícula biliar a armazena. Quando você come algo que tenha gordura, a vesícula biliar contrai e libera bílis no intestino delgado para ajudar na digestão.
O consumo exagerado de alimentos gordurosos pode afetar adversamente o funcionamento do fígado e da vesícula biliar. A vesícula biliar rege decisões. Dizem que uma pessoa tímida, indecisa, possui uma vesícula biliar débil. Uma pessoa que age impulsivamente ou com fúria descontrolada, por outro lado, poderia estar sofrendo de uma condição de yang em excesso na vesícula biliar.

Triplo-aquecedor (San Jiao)


O triplo-aquecedor não é um órgão per se, mas um agrupamento de órgãos com função e localização. O triplo-aquecedor está ligado ao pericárdio em uma relação yin/yang. A função primária dos órgãos do triplo-aquecedor está relacionada com o metabolismo da água e estão agrupados como se segue:

compartimento superior
: englobando o coração e os pulmões, o compartimento superior é descrito como um "fogo" ou "vapor". Ele dispersa a essência e o qi dos alimentos através do corpo. As doenças atacam este compartimento primeiro, avançando então para os compartimentos médio e inferior;


compartimento médio
: o baço e o estômago trabalham em conjunto com o compartimento médio, atuando como uma "espuma". O metabolismo neste compartimento envolve a transformação dos alimentos e da água em uma pasta digerível. Os distúrbios no processo digestivo são freqüentemente descritos como um desequilíbrio no compartimento médio;


compartimento inferior: o compartimento inferior cerca os órgãos abaixo do umbigo: os intestinos, rins e bexiga. Ele é considerado um "pântano", pois funciona como o sistema de esgoto do corpo, excretando as sobras.

Os órgãos extraordinários ou "especiais"

Os órgãos especiais são assim denominados porque a existência deles pode ser confirmada através da observação, entretanto, eles não se enquadram em nenhuma categoria particular. Eles são a medula, ossos, vasos sanguíneos, cérebro, útero e vesícula biliar.
Ainda que a vesícula biliar seja classificada como um órgão yang, ela é considerada também como um órgão especial, pois é o único órgão yang que armazena uma substância vital (bílis). A medula é uma essência vital armazenada pelos rins. Ela está relacionada ao crescimento, desenvolvimento e nutrição do cérebro. As funções dos outros órgãos são análogas às suas contrapartes ocidentais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...